Como cuidar de seu gato
Como educar seu gato
Por instinto de sobrevivência, os filhotes de gato costumam considerar qualquer coisa que se mova como uma presa a ser caçada. Então, com frequência, tendem a morder e a arranhar as mãos de quem brinca com eles. Quando há crianças em casa, a diversão pode terminar mal. O ideal é colocar à disposição do bichano brinquedos como ratinhos movidos a corda ou fitas de tecido e bolinhas de papel. Não se esqueça de fazer a sua parte, movimentando os objetos para estimulá-lo.
Se o mau comportamento já está estabelecido, procure desencorajá-lo utilizando um spray para borrifar água na direção dele. Em seguida, dê-lhe o brinquedo para que continue se distraindo. Convém lembrar que bater no bicho na tentativa de educá-lo é totalmente desaconselhado e ineficaz.
Como fazer massagem no gato
Os felinos são loucos por bons afagos. “O toque é uma ótima forma de se comunicar com eles”, afirma a americana Maryjean Ballner, autora de Your Cat Wants a Massage, inédito no Brasil. Além de prazerosos para vocês dois, os movimentos reduzem a pressão arterial do bichano e ainda ajudam a detectar problemas de pele. Veja como deixá-lo feliz: escolha uma hora em que o gato pareça receptivo. Comece delicadamente, coçando seu queixo, e deixe que ele cheire sua mão. Suavemente e com movimentos circulares contínuos, passe para outros pontos preferidos, como a nuca, o peito, ombros e ao longo da coluna. Evite massagear a barriga, pois isso é interpretado como convite a brincadeiras e agita o bicho. Esteja atenta às reações do gato e pare ao menor sinal de impaciência. Prefira sessões curtas, de cinco a dez minutos.
O que fazer com seus gatos quando você viaja
Você bem que gostaria de levar seu gato na viagem de férias – mas não dá de jeito nenhum. Uma boa idéia, para garantir sua tranqüilidade e o bem-estar dele, é pedir a algum amigo ou parente que goste de bichos para ir vê-lo todos os dias, dar comida, brincar com ele. Outra opção é hospedá-lo em um hotelzinho. Nesse caso, visite o local com antecedência e leve-o para conhecer as instalações e os tratadores. Quando for deixá-lo, não esqueça as roupas com seu cheiro, os brinquedos, as vasilhas e o colchão dele. Nos dois casos, é importante informar seu telefone para contato e o do veterinário para emergências.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário